Rádio Gospelniq

Http://www.radiocurvasdoliz.pt.vu

Estilos Musicais

A Cappella

O termo a cappella refere-se à música vocal sem acompanhamento instrumental. Este termo é proveniente da Itália, que, traduzindo ao português, significa "como na capela", pois as igrejas cristãs cantavam sem o acompanhamento de instrumentos musicais durante o seu primeiro século de existência.

Assim como ocorre com terminologia similar da tradição musical européia, a expressão a cappella também é utilizada comumente em outros idiomas ocidentais como, por exemplo, em alemão, espanhol, e inglês. São exemplos de composições a cappella os motetos e os Madrigais.

Adoração e Louvor

Louvores gravados geralmente por ministérios de louvor, com uma característica marcante de ser Ao Vivo.

Adoração Pentecostal

Em muitas igrejas evangélicas tem o princípio da adoração, próximo ao sermão ou seja, da Anunciação da Palavra de Deus, ou de uma reunião de oração (por exemplo, noites de glória), durante o qual os fiéis se expressam espontaneamente através de orações, canções e outras práticas religiosas.

Um modelo de práticas de culto de adoração está freqüentemente descrito no Livro dos Salmos.

Não existe regulamentação sobre a forma exata da liturgia que parte do culto, por exemplo, em que parte deve ser colocada uma autêntica experiência pessoal com Deus.

Axé
O Axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador,que mistura Frevo pernambucano, forró, Maracatu, Reggae e Calipso, que é derivado do Reggae.

No entanto, o termo Axé Music é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia.

Blues

O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva.

Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental.

Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

Congregacional

Sem descrição prévia

Datas Especiais

CD´s classificados como Datas Especiais, visam os dias como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Pascoa, Natal e etc.


Debates 93 FM

Debates gravados da Rádio 93 FM.


Forró

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" (nomes dos quais deriva "forró") já em fins do século XIX.

O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco.

O termo "forró", segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, estudioso de manifestações culturais populares, vem da palavra "forrobodó", de origem bantu (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no brasil escravista), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

Funk

O funk carioca apesar do nome, é diferente do funk originário dos Estados Unidos.

Isso ocorreu pois a partir dos anos 1970 eram realizados bailes 'black' ou bailes 'funk', com o tempo os DJs foram buscando novos ritmos de música negra mas o nome original permaneceu. O funk carioca tem uma influência direta do Miami Bass e do Freestyle.

Saindo das favelas em direção à cidade, o funk conseguiu mascarar seu ritmo, mostrando-se mais parecido com um rap americano e integrou-se um pouco mais as classes cariocas. Seu ritmo hipnótico e sua batida repetitiva também contribuíram para que mais pessoas se tornassem adeptas dessa música, fazendo com que o estilo chegasse a movimentar cerca de R$ 10 milhões por mês no Estado do Rio, entre os anos de 2007 e 2008.

Em Setembro de 2009 a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou projeto definindo o funk como movimento cultural e musical de caráter popular.

Hip-Hop

O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.

É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

Entre as diferentes manifestações artísticas do movimento hip hop, a música se insere como papel primordial para inúmeras variações existentes em nossos dias. Além dos DJs, MCs, das mixagens e do Rap, a bateria eletrônica e os sintetizadores complementaram o âmbito das discotecas.

Infantil

Louvores gravados visando o crescimento espiritual das crianças.

Instrumental

Música instrumental é como se chama a música que não possui vocal. O termo pode se referir à canção que é simplesmente composta sem vocais ou a versões sem vocal de canções que tinham vocal na versão original.

Jovem Guarda

ovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda.

Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, Celly Campello.

Com isso, faziam uma variação nacional do rock, com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 50/60.

Louvores Adventistas


Adventismo é um movimento cristão, originado nos Estados Unidos, que enfatiza a crença na iminência da segunda vinda de Jesus à Terra. Este movimento surgiu após a interpretação bíblica de William Miller de que as profecias da Bíblia ("As 2.300 Tardes e Manhãs" "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá..." Apocalipse 1:7) se cumpririam na década de 1840, o que fez surgir o Movimento Millerita.

A doutrina adventista é baseada no iminente retorno glorioso de Jesus Cristo. A sua missão é a pregação dessa mensagem a todo o mundo.

Há diversos grupos adventistas e com consequentes variações em certos pontos doutrinários peculiares, alguns creem no sono da alma entre a morte e a ressureição, outros incluem a guarda do sábado, regulação dietária, juízo investigativo, aniquilação da alma dos pecadores e outras doutrinas baseadas na hermenêutica adventista da Bíblia.

MPB

Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova.

Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira.

Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba.

Música Gaúcha

Música nativista é um gênero musical brasileiro característico do Rio Grande do Sul e que tem como temas principais o amor pelas coisas do estado, pelo campo, pelo cavalo, pelos rios e pela mulher.

A música nativista é construída em cima de um andamento mais lento e intimista, com letras bastante elaboradas, conotativas e metafóricas. O estilo musical gauchesco mostra também origens fortes na música flamenca espanhola, e na música portuguesa.

Os campos harmônicos bem arranjados, denotam ritmos bem elaborados e melodias com dois ou mais violões.
Samba e Pagode

O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.

Na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria.

Após a década de 70, começaram a associar o nome pagode aos sambas feitos por grupos musicais, normalmente em músicas com temáticas românticas ou com versos de improviso.

Porém o nome que melhor se aplicaria a estes seria o samba dolente e o partido alto.

Nessa época foram introduzidos novos instrumentos ao cenário do samba como: o repique de mão criado pelo músico Ubirany, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). Essa nova roupagem ajudou a firmar a idéia de que um novo ritmo surgia.

Playback


Playback (palavra inglesa) utilizada para descrever o processo de sonorização que utiliza gravação prévia de trilha sonora (diálogo, música, acompanhamento entre outros) para um uso posteriormente em um show, apresentação ou até mesmo em outra gravação.

De forma coloquial, é a sonorização de uma música sem a presença da voz do cantor(a), bastante utilizada em shows e eventos.

Pop

Música pop (Abreviatura da palavra Popular) é um gênero musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil.

É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e/ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público.

Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicais.

Pop Rock

O Pop rock é uma variação do estilo musical conhecido como rock, num estilo popular, com atitudes mais calmas, próximo ao estilo comum de música pop. A indústria de ídolos da música popular americana já existia, mas abraçou o rock com especial paixão.

Compositores como Leiber & Stoller e produtores como Phil Spector foram fundamentais para o surgimento de fenômenos como os Beatles.

R & B

Rhythm and Blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela Revista Billboard.

O termo teve uma série de mudanças no seu significado. Começando na década de 1960, após este estilo de música contribuiu para o desenvolvimento do rock and roll ", o termo R&B passou a ser utilizado - especialmente por grupos branco - para se referir a estilos musicais que se desenvolveram a partir do blues e associado eletric blues, bem como gospel e soul music.

Rap

Rap (em inglês conhecido como emceeing) é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos.

É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop. Pode ser interpretado a capella bem como com um som musical de fundo, chamado beatbox.

Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias.

Reggae

Reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960.

Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana, o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady.

O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank.

O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado.

É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.

Remix

Remix é o nome dado para uma música modificada por outra pessoa ou pelo próprio produtor. Essa modificação, na maioria dos casos, é feita por um DJ, onde ele coloca uma batida animada e efeitos adicionais criando uma versão dançante na música remixada.

Existem diversos tipos de remixes como Dance Remix, Trance Remix, Hybrid Remix, Hard Remix, Megamix, Vocal Remix entre outros. Apesar da maioria das músicas remixadas serem em versão dançante, o remix não precisa ser, necessariamente, dançante.

Existem remixes onde o andamento da música não é alterado, ficando na forma original e não em uma versão dançante. Este tipo de Remix foi muito famoso nos anos 1980 e é uma alternativa nova para proporcionar outros tipos de músicas de acordo com a evolução musical do público.

Remix deve obrigatoriamente ter a permissão do autor original, caso contrário será uma cópia modificada não autorizada, ou seja, um "bootleg".

Rock

Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950.

Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica.

Hardcore-Punk

Hardcore punk, no contexto punk, refere-se à cena musical surgida internacionalmente através da "segunda onda do punk", no final dos anos 70, e mais comumente a um estilo de punk rock caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.

Punk Rock

Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social.

O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.

Rock Anos 60

Até o final de 1960, a cena do rock ganhado grupos como Beatles debruçados sobre um vasto leque de influências que incluíam a soul music, o rhythm and blues e a surf music.

Inicialmente, eles reinterpretaram sucessos-padrão norte-americanos, tocados para dançarinos de twist, por exemplo.

Esses grupos acabaram introduzindo em suas composições originalidade, som distinto e conceitos musicais cada vez mais complexos.

Metalcore

Metalcore é um estilo que vem ganhando cada vez mais destaque no ramo musical.O movimento foi iniciado na cidade de Nova Iorque na década de 80 e está atingindo o ápice atualmente.

O estilo consiste em uma fusão de estilos, neste caso entre o Hardcore e o Heavy Metal.

Metal Sinfônico

Symphonic Metal é uma vertente (subgênero) do Heavy Metal que possui elementos sinfônicos, ou seja, elementos que são similares ao da sinfonia clássica. Estes elementos podem ser realizados por uma orquestra, ou simulados por teclados e sintetizadores onde o som fica similar ao de uma orquestra.

O gênero musical Symphonic Metal, ou Metal Sinfônico, se caracteriza pela utilização muito frequente de vocais líricos e da utilização de sons que reproduzem os de orquestras através de teclados ou da própria inserção de sons tocados por músicos eruditos/com instrumentos eruditos.

"Symphonic" pode também (pouco frequentemente) descrever metal com elementos da música clássica que não parecem sinfônicos. Um exemplo é a banda Virgin Steele, que só ocasionalmente usa teclados orquestrais, mas freqüentemente usa piano com som clássico.

Existem bandas de symphonic metal em diversos gêneros do metal como exemplo power metal , Doom Metal e black metal, sendo que no power metal ele é chamado Symphonic Power Metal (Avantasia) e no Black Metal, Symphonic Black metal (Dimmu Borgir).

Incluindo-se nesses outros gêneros, o Symphonic, como característica, influencia no estilo, mas também é influenciado.

New Metal

Nu metal, também conhecido como new metal ou nü metal (em português: novo metal), é um gênero musical desenvolvido em meados da década de 1990 que fundiu influências do grunge e do metal alternativo com funk, hip hop, punk e vários subgêneros do heavy metal.

Rock Screamo

Screamo é um estilo musical com influências do hardcore e punk surgindo mais ou menos em 1990.

Bastante agressivo e intenso, suas principais características são as batidas rápidas, guitarras harmônicas e rápidas e por conter muitos gritos seguidos por vozes melodicas (normais).

O nome origina-se de Scream'o'Rama que significa "berro o tempo todo", em comparação com as bandas de outros estilos que surgiam na época. Têm raízes melódicas e pode alternar partes guturais e agressivas com levadas mais compassadas ou lentas.

Às vezes é confundido com metalcore ou até mesmo com post-hardcore pelas técnicas de berros, pois em alguns casos os dois estilos utilizam a técnica "drive" ou "throating" nos vocais. Este estilo vem crescendo muito,apesar de ser muito discriminado por punks e headbangers.

Soft Rock

Soft rock, também chamado de light rock, é um estilo de música que utiliza as técnicas do rock and roll para compor uma música mais suave e mais agradável de se ouvir.

É geralmente cantado com voz de maior frequência e as letras das músicas tendem a não ser agressivas, mas sim relativas a temas como o amor e as relações, utilizando uma linguagem vulgar.

Este estilo é também caracterizado pelo recurso a pianos, sintetizadores e, por vezes, a saxofones.

Surf Music

O rockabilly influenciou um som selvagem e principalmente instrumental chamado surf music - apesar da cultura surf se considerar concorrente da cultura juvenil do rock and roll.

Este estilo, que tem como grandes exemplos Dick Dale e os Surfaris nos EUA e os Shadows, caracterizou-se por tempos musicais rápidos, percussão inovadora e sons de guitarra com reverbs e ecos.

Grupos da Costa Oeste norte-americana como The Beach Boys e Jan and Dean reduziram a velocidade dos tempos musicais e adicionaram harmonias vocais que criaram aquilo que ficaria conhecido como o "California Sound".

White Metal

O metal cristão (ou o estrangeirismo white metal) é um gênero musical que engloba todo estilo de metal que possua letras cristãs. Muitos não o consideram um gênero musical, por ser um termo muito abrangente.

Esses o consideram apenas uma nomenclatura que agrega todos os estilos de metal com letras cristãs. O gênero pode referir-se a qualquer estilo de metal (glam, heavy, power, symphonic, etc) que possua letras cristãs.

O metal cristão tem como característica letras que falam em temas cristãos, com um som pesado.
Romântica & Casamento


CD´s que podem ser usados em casamentos ou como uma declaração de amor.

Sertanejo

No Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira" e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior.

Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música country norte-americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação

Soul

Soul (em inglês: alma) é um gênero musical dos Estados Unidos da América que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da de 1960 entre os negros.

Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos EUA como um adjetivo usado em referência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de negro").

Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial.

Por consequência, a "música soul" nada mais era que uma referência a música dos negros, independente de gênero.

Nenhum comentário: